Govtech
Voltar para Lista

Projeto #180

ZOURI - Sandálias Sustentáveis com Lixo Plástico do Oceano

Total moedas GOVTECH investidas neste projeto

250716

Link para protótipo

Proponentes
  • António Silva
Área de intervenção
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Produção e consumo sustentáveis
  • Ação climática
  • Proteger a vida marinha
  • Proteger a vida terrestre
  • Parcerias para a implementação dos objetivos
Descrição

Mais de 220 milhões de toneladas de plástico são produzidas por ano. Cerca de 8 milhões acabam no oceano. Juntamente com organizações locais e voluntários, estamos a recolher o lixo plástico dos oceanos e das praias portuguesas, transformando-o numa forma sustentável de calçado eco-vegan. Na primeira ação, recolhemos 1,5 toneladas de detritos plásticos em 11 praias de Esposende, contando com 600 voluntários. O plástico está a ser usado como matéria-prima, misturado com materiais naturais como cortiça, borracha natural e tecido de folhas de ananás.
ZOURI é uma marca de calçado eco-vegan que utiliza lixo plástico da costa portuguesa na produção de uma colecção de sandálias.
O nosso objetivo é criar uma rede de trabalho com todos os defensores dos oceanos: instituições públicas, ONGs, escolas, empresas e comunidade para uma grande ação de impacto em relação ao tema do lixo plástico presente nos oceanos.
É no coração de Portugal, Guimarães, que os artesãos locais produzem as sandálias ZOURI.
Os artesãos garantem que cada par de sandálias tem o mesmo detalhe e perfeição.
O projecto pertente que no fim de vida das sandálias as mesmas sejam enviadas para uma empresa de mobiliário urbano que recicla vários tipo de produtos transformando-os num novo produto, neste caso mobiliário urbano. Desta forma respondemos por completo a uma economia circular.
Zouri é provavelmente a sandália mais ecológica já feita.