Govtech
Voltar para Lista

Projeto #6

ARBO-CARD by bio2health

Link para protótipo

Proponentes
  • Gonçalo Alves
Área de intervenção
  • Saúde de qualidade
  • Indústria, inovação e infraestruturas
  • Parcerias para a implementação dos objetivos
Descrição

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os mosquitos são os animais que mais mortes causam em todo o mundo. Em 2015, só a Malária, que é talvez a doença transmitida por mosquitos mais conhecida, causou cerca de 400 000 mortes. Apesar de todos os esforços que têm sido desenvolvidos em termos de investigação científica, hoje em dia o método mais eficaz para prevenir estas doenças continua a ser o controlo dos vectores, ou seja dos mosquitos. O objetivo do nosso projeto é o fornecimento de um serviço que apoio e facilite o controlo destes vectores, baixando os custos, otimizando o processo e reduzindo o tempo e trabalho investidos nos programas de monitorização privados e/ou estatais.
Os arbo-cards são um sistema de deteção semiautónoma de vírus e outros agentes patogénicos transmitidos por mosquitos. Quando os mosquitos se vão alimentar, deixam o material genético dos agentes patogénicos no arbo-card. Posteriormente os arbo-cards são processados em laboratório, para a pesquisa dos agentes patogénicos alvo.
Este sistema permite que os nossos clientes otimizem as medidas de controlo na base do "test-and-treat", baixando a densidade dos vectores, neste caso os mosquitos, levando à redução da transmissão do agentes patogénicos em áreas especificas.
Os nossos clientes são as entidades, públicas ou privadas, responsáveis pela monitorização e controlo de mosquitos e outros artrópodes vetores com importância em saúde pública nos países pertencentes aos PALOP.
O sistema arbo-card, por outro lado, permite colmatar as falhas laboratoriais e de competência técnica, pois podem ser enviados para os nossos cientes, colocados em campo e funcionar e posteriormente enviados para os nossos laboratórios para serem analisados. Os resultados são inseridos em plataformas e aplicações moveis, para que os nossos clientes, por exemplo em Moçambique, tenham acesso aos resultados os mais rapidamente e possível.